Tecnologia que pode manipular a água, através de um tipo de fibra eletromagnética, poderá ser a próxima revolução tecnológica

Por:

O MIT acaba de divulgar a criação de uma forma de manipular o movimento da água, que inclusive pode inverter seu sentido, a fazendo subir e seguir contra a gravidade e seu fluxo padrão. Isso é possível graças ao eletromagnetismo e a um tipo de “pelo metalico” galvanizado semelhante à fibra ótica.

O instituto revelou um vídeo bem impressionante, que demonstra as possibilidades dessa nova tecnologia. A concepção dela foi inspirada na pele de animais peludos, pois os cientistas queriam criar um material tão flexível quanto ela. O controle dos fios acontece através de um campo magnético que permite definir o movimento deles.

O mais interessante é que, através do controle desses fios, será possível também manipular líquidos e criar pequenas colunas de água. Se isso já não fosse impressionante o suficiente, ao controlar o movimento da água, a tecnologia trará uma revolução no campo da ótica: seremos capazes de manusear a luz de forma extremamente precisa.

Imaginando o futuro, poderemos criar janelas que escurecem e lentes de câmeras fotográficas muito avançadas. Também será possível criar dispositivos com inteligência à prova de água e janelas que repelirão a água, como um para-brisa de carros altamente tecnológico. No campo da medicina e da biologia, poderemos criar peles artificiais e manipular células individualmente. Essa novidade pode ser a próxima revolução tecnológica.

Fontes(s):
TheVerge , Gizmodo


Opinião de usuários