No dia 4 de Dezembro a NASA aproveitou as excelentes condições climatéricas que se fizeram sentir na Península Ibérica e um pouco pela Europa e Norte de África e adicionou ao seu “álbum de fotos” a fotografia vista em baixo. Com nebulosidade praticamente inexistente, a iluminação noturna permite observar destacadamente a distribuição populacional nestes dois […]

Por:

No dia 4 de Dezembro a NASA aproveitou as excelentes condições climatéricas que se fizeram sentir na Península Ibérica e um pouco pela Europa e Norte de África e adicionou ao seu “álbum de fotos” a fotografia vista em baixo.

Com nebulosidade praticamente inexistente, a iluminação noturna permite observar destacadamente a distribuição populacional nestes dois países (Portugal e Espanha). As zonas mais ocupadas são nitidamente as mais brilhantes e iluminadas na foto e vice-versa. Retira-se então que a bela cidade de Lisboa e a extraordinária cidade de Madrid são as mais populosas e que por contrapartida são as que mais gastam eletricidade.

A foto tirada pela NASA permite não só ter uma experiência estética mas também a análise geográfica do território, onde se observa nitidamente a despovoação no interior de Portugal.

Esta agência, aproveitou a época natalícia e partilhou, na sua página oficial interesse de comunicar com o público, com base em imagens, histórias e descobertas sobre o clima e meio ambiente, resultantes das investigações feitas.


Opinião de usuários