Se manter bem posicionado no mercado é coisa seríssima e é o que faz com que sua empresa continue sempre à frente das outras, sempre viva. Para que isso aconteça é essencial ter uma estratégia e planejamento. Elaborar um plano de marketing que traga resultados para sua empresa é a nossa responsabilidade. Oferecemos soluções em […]

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Se manter bem posicionado no mercado é coisa seríssima e é o que faz com que sua empresa continue sempre à frente das outras, sempre viva. Para que isso aconteça é essencial ter uma estratégia e planejamento. Elaborar um plano de marketing que traga resultados para sua empresa é a nossa responsabilidade. Oferecemos soluções em planejamento estratégico de marketing, marketing digital, e-mail marketing, marketing de conteúdo, SEO (otimização para os mecanismos de busca), consultoria de marketing, análise da concorrência e diagnóstico de marketing. Fazemos um planejamento de comunicação e marketing completo e executamos esse plano com eficiência. Garanta já o sucesso de sua empresa, contrate quem vai trazer resultados para sua empresa. Oferecemos um serviço de assessoria estratégica em marketing.

 

O que é planejamento estratégico de marketing

Como diria Maurice Blondel, “o futuro não é previsto, ele é preparado”. Uma boa estratégia de marketing é algo fundamental para sua empresa ter sucesso, tanto na divulgação de seus produtos ou serviços, quanto na fidelização, no relacionamento com seu cliente e em diversas outras áreas. Através dela podemos aproximar, fidelizar ou atrair clientes.

Em um planejamento estratégico de marketing são identificadas as oportunidades que podem trazer excelentes resultados e grande retorno à organização. O caminho para alcançar o sucesso desejado pode estar no plano de marketing global ou em alguns outros tipos de planejamentos menores.

É importante ressaltar que o marketing abrange muito mais do que a propaganda, do que a comunicação: ele visa alavancar retorno efetivo para sua empresa, através de diversas estratégias que podem ser aplicadas.
Quais são os benefícios do planejamento estratégico de marketing para minha empresa?

Define uma visão comum de futuro para sua equipe;
Possibilita escolhas consistentes na administração, com base do que se define para o futuro do negócio;
Traz maior coerência entre os objetivos e ainda favorece a tomada de decisão havendo algum tipo de “imprevisto” ou conflito;
Serve como referencial para determinar correções, se necessário;
Aumenta a flexibilidade e agilidade de ação frente às crises, oportunidades e mudanças imprevistas;
Permite uma gestão mais rígida, fundamentada em regras, orçamentos, calendários e não em soluções improvisadas;
Facilita o acompanhamento e monitoramento de ações;
Filtro que nos leva de decisões maiores para outras mais específicas, seguindo as diversas etapas do processo.
Qual é a importância de um plano de marketing para minha empresa?
Com um plano de marketing bem elaborado, sua empresa saberá para onde cada setor deve caminhar. Na definição de Las Casas (2001, p. 18), “o plano de marketing estabelece objetivos, metas e estratégias do composto de marketing em sintonia com o plano estratégico da empresa”. É essencial que o planejamento esteja aliado ao ritmo da empresa para poder gerar bons resultados.

Basicamente o planejamento estratégico de marketing é criado para se atingir os objetivos básicos do marketing: vender mais, satisfazer as necessidades do mercado ou até mesmo criar novas necessidades para então satisfazê-las. Através de metas, de etapas e conhecendo os recursos necessários e como e por quem devem ser implementados, o planejamento estratégico de marketing aumenta em quase 100% a chance de se atingir o objetivo de marketing da sua empresa.

Pois planejar é decidir no presente o que realizar e acontecer no futuro. Um bom planejamento começa com um diagnóstico da empresa e de seu ambiente e seus objetivos, por isso nós oferecemos diversos tipos de soluções em planejamento e você poderá solicitar a que seja a ideal para sua empresa.
No plano de marketing descobrimos:

Quem é nosso público-alvo;
Como promoveremos a marca para esse público-alvo;
Onde seus esforços devem se concentrar.

Como ele é elaborado?
Ao elaborarmos um plano de marketing, toda uma pesquisa deve ser feita, tanto das influências internas da empresa, quanto das influências externas. Uma pesquisa do mercado é feita, da econômia do setor e do país, são avaliadas as fraquezas e as forças do seu negócio, além de uma análise da concorrência; no qual descobriremos quais são as ameaças, mas também excelentes oportunidades para ela. Isto é, o que faremos é chamado pelos especialistas de análise S.W.O.T. (sigla em inglês para: forças, fraquezas, oportunidades e ameaças).

O planejamento oferece estratégias que visam reforçar ou elevar a imagem da sua marca, seu produto ou serviço e cada perfil de empresa tem o seu planejamento, não existe um modelo pronto. É necessário estudar a empresa e fazer uma pesquisa profunda para que o plano seja efetivo. No composto de marketing, fazemos análises como a clássica análise dos 4 Ps do marketing (preço, produto, praça e promoção), ou dos 4 Cs (consumidor, comunicação, conveniência e custo), além, é claro, dos 8 Ps do marketing digital.

 

Inúmeras ações e estratégias podem ajudar dentro desse plano; existem estratégias de marketing digital; de marketing direto; ações de e-mail marketing; marketing de conteúdo; marketing para os mecanismos de busca; marketing de comunicação (publicidade); inbound marketing; outbound marketing; marketing de ponto de venda; enfim, inúmeras estratégias mesmo.

Por exemplo, no marketing direto direcionamos todos os esforços apenas para o público-alvo desejado, para que a marca converse realmente direto com o cliente. Para isso temos uma equipe treinada e especializada no uso de técnicas corretas de e-mail marketing, para fazer um trabalho extremamente relevante entre a empresa e o cliente, e para que a comunicação não seja intrusiva (inbound marketing).
Um plano de marketing flexível para o momento em que aparecerem as oportunidades
O planejamento estratégico DEVE ser flexível e adaptável, para adaptar-se a mudanças — pois o mercado é dinâmico, então o plano deve ser também. Para um “plano A” que se torne “inválido”, sempre é necessário um “plano B”. O futuro da sua empresa DEPENDE de um bom planejamento estratégico. Pois na hora que a oportunidade (ou a crise) bater, ela encontrará a preparação, e isso resultará em sucesso. Organizações que percebem mais claramente as mudanças podem antecipar-se aos acontecimentos aumentando sua chance de sucesso.

Sucesso nada mais é do que o momento em que a oportunidade encontra a preparação. A estratégia analisa o passado, age no presente e constrói o futuro, toda empresa precisa ter um planejamento, pois através dele estraremos não só preparando, mas também construindo o futuro da sua organização.

Definiremos a missão e os valores da sua empresa, assim como faremos fixação de metas e objetivos, com uma linguagem bem clara e objetiva. Com isso definido saberemos exatamente quais serão as ações e recursos necessários para que sua organização cresca rumo ao seu objetivo, com a soma de estratégias de marketing que construirão esse plano. Nossa solução em planejamento de marketing é consistente e se integra às demais áreas da sua organização. Não servirá apenas como um mapa para o sucesso, mas também como uma verdadeira “bíblia da estratégia empresarial”. Você poderá utilizar diariamente como um guia de consultas e saber onde sua empresa está e se ela está no caminho para o qual você quer que ela vá.

Em resumo, sabendo ONDE queremos chegar, te mostraremos COMO vamos chegar lá: através do planejamento estratégico de marketing. O sucesso de hoje é resultado de umum bom planejamento desenvolvido no passado.


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