Você já ouviu falar em podcast e ficou se perguntando: Mas o que afinal é um podcast? Eu também, antes de conhecer esta maravilha. Explicando melhor, podcast é como se fosse uma conversa gravada e publicada na internet em forma de um programa de áudio. A mídia mais similar ao podcast é o rádio, por […]

Por:

Você já ouviu falar em podcast e ficou se perguntando: Mas o que afinal é um podcast? Eu também, antes de conhecer esta maravilha. Explicando melhor, podcast é como se fosse uma conversa gravada e publicada na internet em forma de um programa de áudio. A mídia mais similar ao podcast é o rádio, por também ser em áudio. Mas a diferença é que o podcast não toca músicas em 99% das vezes, pois não há necessidade já que é gravado e está na internet onde você escuta qualquer música quando quiser. Claro, existem as músicas de fundo e efeitos sonoros que fazem a trilha desta conversa em áudio (senão ficaria chato demais apenas a conversa) que é geralmente editada para deixar só a “nata” do programa.

Nerdcast

Passei a ouvir o primeiro podcast quando conheci o site Jovem Nerd em 2009, quando este foi vencedor do prêmio de melhor blog do VMB e vi pela primeira vez os criadores do site gritando “lambda, lambda, lambda nerds” e falando sei lá o que sobre Twitter enquanto recebiam o troféu. Confesso que a primeira coisa que pensei foi: “Mas que negócio é esse de lambda, lambda, lambda?”. Mas claro, fiquei curioso e meu segundo pensamento foi: “Tá aí, esse site deve ser bacana, vou dar uma olhada depois”. Quando visitei o site conheci o Nerdcast onde toda sexta-feira saia um programa de áudio com nerds falando sobre diversos assuntos do mundo dos nerds ou não; na maioria das vezes contando com cinco participantes por programa e entre eles os apresentadores, Alottoni (Jovem Nerd) e Azaghal, o anão. Na verdade o que mais gostei no programa não foram só os temas nerds dos episódios, mas principalmente o humor. Todo episódio eles falam várias coisas engraçadas ao mesmo tempo em que você aprende sobre diversos assuntos de forma divertida, sempre com alguma curiosidade interessante. Fui ouvindo aos poucos os episódios mais recentes, conforme também ia ver os mais antigos até já ter conhecido todos os episódios e virar mais um dos fãs esperando novos episódios toda sexta. Com o tempo você se adapta a linguagem dos caras, as piadas “internas” do programa, conhece as histórias de cada um e todos os integrantes, alguns deles: Além de Alottoni e Azaghal, Sr. K, Tucano, JP, Eduardo Spohr, Afonso Tresdê, Bluehand, Portuguesa, Sra. Jovem Nerd, Rex, Guga, Amigo Imaginário e outros. Podem ouvir, recomendo pra caramba e tem que ser o primeiro podcast a ser ouvido por você. Se você não é muito nerd não tem problema, a palavra nerd no nome não quer dizer que os caras falam só de temas nerds ou que eles são “aqueles nerds” de nível extremo. Como o Azaghal costuma dizer: “O Nerdcast não é um podcast sobre coisas nerds. Mas um podcast com a visão nerd sobre todo e qualquer assunto!”. Claro que no final das contas isso quer dizer “a gente fala sobre o que a gente quiser meu!” para os nerds extremistas. E pra falar a verdade eu ia achar um saco se eles falassem só sobre coisas nerds sem variar um pouco de vez enquando (como no Nerdcast 52 e 132). Enfim, recomendo.

Ouça clicando aqui!

Rapaduracast

Conheci os caras do Rapaduracast em um episódio do Nerdcast em que eles participaram. Era uma retrospectiva de fim de ano e eles resolveram “unir” os dois “rivais” e principais podcasts. Comecei a ouvir na metade do caminho (como todos os outros), gostei muito dos episódios próximos ao nº 100 e posteriores. Claro, depois voltei pra ouvir desde o primeiro. Este podcast fala específicamente sobre cinema e conta com Jurandir Filho (criador), Maurício Saldanha, Thiago Siqueira, Affonso Solano (que também faz parte de outro podcast grande), Fábio Barreto, Juliano D’Angelo e anteriormente também contou com Raphael Santos. Comecei a ouvir e também fiquei “viciado”, esperando episódios novos todo final de semana. Hoje em dia o podcast conta com o Rapaduracast “tradicional” (o meu favorito) e o novo Rapaduracast Plus (onde são comentadas as notícias da semana no mundo do cinema), os dois formatos saem uma vez por semana. É muito legal porque você descobre filmes novos, diretores novos ou descobre um pouco mais sobre os diretores que você já conhece, recebe dicas e uma imensa lista de excelentes filmes pra assistir. Sempre é bom pra descobrir curiosidades sobre aquele filme que você já viu, mas não sabe os detalhes das filmagens ou não entendeu muito bem a trama. Além disso, gosto muito quando eles falam de filmes antigos (como “De Volta para o Futuro”, “Conta Comigo”, “Goonies” e outros) porque dá aquela sensação de nostalgia, boas lembranças e dá uma saudade da infância. O Rapaduracast traz sempre alguma coisa boa, uma lembrança, uma curiosidade, umas risadas e um pouco de alegria. Principalmente pra quem é fã de cinema. Através dele também conheci o projeto de Maurício Saldanha, o Cabine Celular. É um dos meus dois podcasts favoritos e um dos dois que escuto semanalmente.

Ouça clicando aqui!

Rádio Fobia

Este é um podcast-rádio, apresentado por Leo Lopes, sempre com bom humor. O apresentador tem formação de radialista e já trabalhou na profissão. Eles sempre tentam trazer algum humorista e ter uma conversa com muita descontração. Quando não trazem humoristas trazem outras pessoas muito interessantes também, como dubladores, desenhistas, ilustradores, podcasters, radialistas, artistas e todo tipo de gente que sempre tem algo legal a dizer. O Rádio Fobia é quinzenal e tem uma duração um pouco maior do que os podcasts anteriores. É “gravado ao vivo”, ou seja, não tem edição; o Leo dá o rec, poem a música de fundo, efeitos sonoros, vinhetas, conversa, apresenta, aumenta e abaixa o volume, tudo ao mesmo tempo. E o cara faz muito bem e fica bem legal, nem parece que não é editado de tão perfeito o resultado, fica melhor do que muitos podcasts que são editados. No intervalo entre cada bloco ele sempre toca duas músicas, geralmente o episódio têm dois intervalos, ou seja: Tocam quatro músicas por episódio. E as músicas sempre muito boas também, e não atrapalham em nada o bate-papo. Recomendo, sempre vou ver se saiu novo episódio.

Ouça clicando aqui!

Guanacast

Este é o podcast pra quem gosta de tecnologia e modernidades. É apresentado por Gustavo Guanabara, que é um professor, portanto entende do assunto como ninguém. Como todos os podcasts desta listagem, o Guanacast é sempre apresentado com muito bom humor. Tenta falar de tecnologia para desde pessoas que entendem do assunto até os mais leigos que ainda não sabem tanto assim. Foi o terceiro podcast que comecei a ouvir. Vale a pena visitar e ver se você gosta. Também há alguns episódios que não são sobre tecnologia, como por exemplo o episódio com o pessoal do Mundo Canibal. Dá uma olhada lá.

Ouça clicando aqui!

Matando Robôs Gigantes

Comecei a ouvir recentemente este podcast, então não tenho muito pra falar ainda. Sei que um dos participantes que formaram a equipe do programa, Affonso Solano, também faz parte do Rapaduracast. Conta também com Diogo Braga e Roberto Duque Estrada. Já ouvi algumas participações de toda a equipe do MRG em alguns episódios do Nerdcast. Os caras parecem bem engraçados e descontraídos. O podcast é bem original e estou gostando. Demorei um pouco pra começar a ouvir porque eu pensava que era um podcast só sobre games. Descobri que na verdade eles falam sobre quatro temas: Cinema, games, quadrinhos e “A Voz do Robô”.

Ouça clicando aqui!

Now Loading

Este podcast já acabou, mas não poderia deixar de ser citado aqui, pois em sua época foi um dos podcasts “top” junto com o Jovem Nerd e o Rapaduracast. Falava sobre vídeo-game e era bem legal. Pena que acabou.

Felizmente você ainda pode ouvir os episódios antigos que ficaram guardados no arquivo Now Loading:

Ouça clicando aqui!

Outras indicações

Além desses eu quero recomendar mais alguns, não deu pra falar de todos, mas os acima são os principais pelo quais você deve começar a ouvir esta nova maravilha. Como não vai dar pra descrever todos simplesmente vou fazer uma listinha rápida de outros podcasts legais: Papo de Gordo (o nome diz tudo), Metacast (o podcast sobre como fazer um podcast), Escriba Café (podcast ao estilo “audiobook”, com uma narração e edição incrível, bem interessante e didático), Cidade Gamer (o nome já explica), 99 Vidas (podcast sobre games, do Jurandir Filho, criador do Rapaduracast), Monalisa de Pijamas (podcast feito por mulheres com episódios sobre diversos assuntos) e outros que você vai descobrir por sua própria conta.

Não deixe de comentar se você gostou do post!


Opinião de usuários