7º – M. Bison – Street Fighter II Chefe de uma organização criminosa militar, com aparições em jogos, longas de animação, filmes com Jean-Claude Van Damme, e além do anime, em uma versão americana em desenho da série Street Fighter. Conhecido também como Master Bison, é um vilão perverso e com um passado sombrío. Sua […]

Por:

7º – M. Bison – Street Fighter II

Chefe de uma organização criminosa militar, com aparições em jogos, longas de animação, filmes com Jean-Claude Van Damme, e além do anime, em uma versão americana em desenho da série Street Fighter. Conhecido também como Master Bison, é um vilão perverso e com um passado sombrío. Sua organização militar, a Shadaloo, tem divisões em todo o planeta. Realmente, no anime Bison era um cara extremamente poderoso, em força física, na questão financeira e tecnológica, contando com suas habilidades psíquicas que usou no anime para fazer lavagem cerebral em Ken Masters. O anime foi criado por causa do sucesso do jogo, porém considero um dos meus animes favoritos. No jogo, sendo no Super Nintendo, em Street Fighter Alpha do Playstation ou no fliperama é um chefe muito difícil de enfrentar, no Alpha, para Playstation, chegava a ser chato a quantidade de vezes que eu perdia pra ele. Também foi quem criou Blanca, ou transformou, pois era um soldado do exército brasileiro que teve seu corpo mudado a força pelas experiências bizarras de Bison, como vemos no filme live-action de 1994, onde Bison é interpretado por Raul Julia contracenando com Jean-Claude Van Damme.

6º – Angels – Evangelion

Evangelion, eleito por três anos o melhor anime do ano (95, 96 e 97), e eleito o melhor anime da história, não por mim, mas pela Agência de Assuntos Culturais do Japão, foi o anime que nos apresentou um novo tipo de vilão, os anjos. Os Angels, ou Anjos, não eram bem anjos como conhecemos na maioria dos filmes, ao contrário, eram seres cruéis, enviados por Deus para destruir a humanidade. No universo de Evangelion vemos um mundo pós-apocalíptico, pois a Terra foi vítimada por um cataclismo, as calotas poláres derreteram e isso teve consequências irremediáveis para o planeta, e olha que esse anime foi criado em 1995. Porém, a humanidade previu a vinda dos Angels ao encontrarem escrituras no mar morto, que antes era a Antártida. A humanidade cria a NERV, uma organização para salvar a humanidade, e seus “próprios Angels”, estes chamados de Evas. Evangelion é um Meka, mas vai muito além das batalhas de robôs gigantes, nos joga nas histórias dos personagens, em seus dramas e alegrias, e principalmente, Evangelion é um anime com uma grande exploração psicológica de seus personagens, levando você a pensar e se idêntificar com eles, extremamente existencialista, este anime é uma loucura (boa),  alguns episódios trazem tantas idéias que nos fazem perder a linha de pensamento, realmente é pra pirar. Mas não estou aqui para falar só do anime, e sim dos vilões, ao todo dezoito Angels são enfrentados no anime, todos os tipos de Angels aparecem, e à cada vez um fica mais difícil que o outro, cada um com sua maneira diferente de fazer a ofensiva, com suas armas e formas únicas. Só para esclarecer, eles são Angels, mas nenhum deles tem a forma dos anjos que conhecemos, alguns chegam à ter asas. Conforme assiste o anime você descobre que muito antes destes dezoito Angels previstos, a humanidade já derrotou um Angel que veio sozinho, usando armas comuns aos dias atuais, logo após o segundo impacto. Os Angels nunca dizem nada, não se comunicam de nenhuma forma com os humanos, simplesmente tem um objetivo: Exterminar a humanidade, o que os torna vilões assustadores, frios e indecifráveis.

5º – Makoto Shishio – Samurai X

A história de Shishio já começa bem, ele fica conhecido por ter sido quem substituiu Kenshin quando este deixou a vida de retalhador, e Shishio passa à ser o assassino dos monarcas. Um dos vilões mais ambiciosos, tão ambicioso que após sua própria morte quis conquistar o inferno. Foi um grande samurai no tempo da revolução, tornou-se conhecido, de tão notório incomodou muita gente, descobria vários segredos há cada batalha e com a irritação de seus líderes foi ordenado que fosse queimado vivo. Mas como bom vilão que é, Shishio sobreviveu, com uma sequela que carregaria pelo resto da vida e seria a causa de sua morte, suas glândulas pararam de funcionar e não conseguia mais suar. Agora como sobrevivente de uma época violenta e depois de ter sido traído, Shishio voltou muito pior do que antes, com o objetivo de derrubar o governo Meiji que acabava de ser instaurado. Para sua revolução criou a gangue de elite Juppongatana, reunindo os melhores samurais de todo Japão. Shishio morre levando junto sua mulher, Yumi, porém não é morto por Kenshin, e sim por seus próprios esforços na luta final, que fizeram seu corpo aquecer demais e entrar em combustão pela sua incapacidade de suar. Eu acredito que Shishio é o melhor vilão de Samurai X, superando todos seus sucessores e antecessores na série, pois ele é um personagem do passado de Kenshin, que arremete à era Tokugawa, nos tempos em que ser samurai era mais comum, em que existiam grandes samurais e as batalhas eram mais frequêntes, por ter vivido a mesma história de Kenshin, quando Shishio foi o sucessor de Battousai, o retalhador. E o principal motivo que o torna o melhor vilão de Samurai X, sua ambição e determinação em conseguir concretizar seus objetivos à qualquer custo, com todos os esforços, não importa como, tem realmente as características de um verdadeiro grande vilão.

4º – Orochimaru – Naruto

O que me impressiona no Orochimaru é o seu progresso como vilão, pois seu poder não é revelado totalmente de primeira, mas sim durante dezenas de episódios no anime. Quando o vi pela primeira vez, durante as provas Chounins pensei que era apenas mais um genin infiltrado em qualquer plano, não tão complexo, como o que realmente era. E a exploração do passado do personagem também é muito legal, mostrando como desde criança ele era um personagem de pura ambição e egoísmo, realmente mais um vilão maquiavélico e ainda assim sem clichês. Há muito tempo atrás ele era da mesma vila em que vivem os protagonístas de Naruto, Konoha, mas conforme foi crescendo sua ambição por habilidades ninjas e por poder, também crescia sua ousadia, até que foi descoberto como o assassino de várias pessoas da vila em suas experiências macabras. Foi expulso da vila, ao invés de ser morto, o que seria muito mais fácil para os protagonístas e muito mais chato para nós que assistimos. Quando foi expulso da vila criou uma própria, a Vila Oculta do Som, convocando ninjas de diversos tipos e habilidades, e alguns que nem ninjas eram, mas que tinham talento para serem grandes. E assim formou-se a vila com um líder de uma poderosa horda de ninjas, este líder que tinha dois principais objetivos, destruir a antiga vila onde morava, Konoha, e aprender todos os jutsus (golpes especiais) ninjas. É legal descobrir que ele é um dos grandes ninjas lendários de Konoha, juntamente com o mestre de Naruto, Jiraya, e com a quinta hokage (a líder máxima da vila da folha). É interessante citar que na jornada de Naruto, Orochimaru é seu maior inimigo, de uma vitória que à princípio parece inalcançavel, é o estágio da provação máxima de Naruto, e é um excelente ponto de comparação para o telespectador perceber a evolução do protagonísta, pois a cada episódio o herói fica mais forte e mesmo que muitas vezes distante, Naruto se aproxima mais da vitória, até que o impossível se mostre possível, como em muitos animes, temos exemplos com Goku contra Freeza, ou Gohan contra Cell, em Dragon Ball Z.

3º – Raito – Death Note

Eis um vilão controverso, fiquei até em dúvida se colocaria Raito aqui, pois ele também pode ser considerado um herói. Raito, também conhecido como Kira (Killer, assassino), ou Light na dublagem brasileira, é um vilão que eu cheguei a torcer à favor, mas parei ao conhecer seu arqui-inimigo, conhecido como L, simplesmente como se chamava o gênio que investigou a verdadeira idêntidade do assassino em massa, Raito. Ambos são gênios, Raito com suas táticas e formas de uso do Caderno da Morte (Death Note), e L mesmo que à princípio não tivesse o caderno da morte conseguiu descobrir todas as regras do caderno. Raito, eleito melhor aluno do Japão, encontra um caderno ao sair do colégio e descobre que as pessoas que têm seus nomes escritos naquele caderno morrem dentro de 40 segundos caso a causa da morte não seja especificada, e é claro, se a causa for especificada esta será a forma que a pessoa morrerá. A história é incrível tanto quanto os personagens, e eu fico me perguntando se o autor também pode ser chamada de gênio, por ter pensado em tudo isso, na trama, na idéia do caderno, no jogo de xadrez que é a investigação de Kira, nas idéias e planos dos personagens e nos personagens. Inicialmente a idéia de Kira parece boa, ele apenas coloca o nome de criminosos no caderno, mas o negócio vai tomando proporções muito maiores e então começa uma investigação. A coisa vai mudando e ao mesmo tempo que Kira é um tipo de “justiceiro”, também torna-se um fugitivo e acaba usando o caderno à seu favor, mesmo tendo que matar inocentes, inclusive pessoas próximas à ele. O final é surpreendente e você fica sem ar. Só digo que se você não viu Death Note ainda, você não viu um dos dez maiores animes que existem, mesmo quem não curte anime vai gostar, tenho amigos que não curtem tanto assim anime e gostaram de Death Note.

2º – Hades – Cavaleiros do Zodíaco

Esta saga e a falta de expressão de Hades é assustadora, Hades de todas as sagas foi o vilão mais difícil de ser morto. Muitos cavaleiros tiveram de se sacrificar para que ele fosse derrotado, e eu nem direi quais para não dar mais spoilers. Para quem é fã de Cavaleiros do Zodíaco chega a ser triste. A história no início mostra vilões disfarçados, que na verdade são heróis lutando por Atena. Destaco a aparição de Shion, mestre de Mu de Áries. Hades como a maioria deve saber é o criador e rei do mundo dos mortos, nesta jornada os cavaleiros tem que passar pelos sete infernos e inclusive ir até outra dimensão para se defrontar com Hades, e é claro, como na antiga saga do santuário, este vilão só aparece no final, com uma luta impossível de ser vencida, mas com uma vitória incrível dos Cavaleiros de Bronze. Nesta saga Atena quase morre ao ser capturada por Hades que quer dominar o mundo dos vivos, transformando o mundo dos mortos e dos vivos em um só mundo. Você tem uma surpresa no final ao descobrir quem realmente é Hades, nesta mesma saga é apresentada as armadura divinas, mais forte que qualquer outra, nem mesmo a armadura de ouro é comparável a esta. Hades é tão poderoso que coloca no caminho de Seiya e seus companheiros 108 espectros, os cavaleiros de prata mortos, juntamente com Orfeu de Lira, o único cavaleiro de prata ainda vivo e o mais forte deles (considerado no anime mais forte que os cavaleiros de ouro), os seis cavaleiros de Hades, antigos cavaleiros de ouro que foram revividos por hades e dois deuses menores. Esta saga é dividida em duas partes, a primeira é a Fase do Santuário, onde os cavaleiros atravessam as doze casas, e a segunda, chamada Meikai-hen, onde eles atravessam os sete infernos e a dimensão dos Campos Elíseos. Na mitologia grega Hades é o principal inimigo de Atena, tentando derrotar a deusa há várias eras, inclusive eles já tiveram uma guerra santa no passado, séculos no passado quando Dokho de Libra (Mestre Ancião) era jovem e Shion ainda era um cavaleiro de ouro vivo, mas nem Hades e nem Atena conseguiram ganhar a guerra, que na verdade nunca acabou até esta saga. Resumindo, Hades é o principal vilão do anime e tudo o que passou, sejam nos filmes ou sagas antigas foram só etapas até o verdadeiro confronto, com Hades. Eu gosto muito das sagas antigas e dos outros vilões, mas considero Hades o melhor vilão e esta uma das melhores sagas.

1º – Freeza – Dragon Ball Z

E finalmente o primeiro lugar, além de ser um personagem do anime eleito como o melhor de todos os tempos (eleito por mim) ele também é o primeiro lugar dos vilões. Quem à não ser um imperador galático, um tipo de Napoleão/César de planetas, estaria nessa posição. Freeza é conhecido por ter mandado Goku para Terra e por ter destruído o planeta Vegeta, o planeta dos saiyajins, com um único golpe. Seu objetivo é conquistar todos os planetas, tem seu próprio exército, tropas de elite como as Forças Especiais Ginyu, e anteriormente seus principais soldados eram saiyajins, mas por medo da revolta desta raça Freeza decidiu destruir seu planeta. Os únicos sobreviventes da raça saiyajin continuaram a trabalhar para Freeza, com exceção de Goku e Broly. Mas o passado dos saiyajins, o passado de Freeza e a origem de Goku são melhores explicados no filme “Bardock, O Pai de Goku“. Enquanto na série Freeza nos é apresentado somente em Namekusei, o planeta de onde veio Piccolo e Kami-Sama, ele tenta encontrar as esferas do dragão de Namekusei para pedir a Shenlong a vida eterna, assim seria impossível acabar com o pior vilão da história e o domínio do universo seria inevitável. Por coincidência Bulma, Gohan e Kuririn viajavam para o mesmo planeta pra tentar ressucitar seus amigos, Vegeta que na época era um inimigo também ia em direção ao planeta e em outra nave Goku viajava enquanto fazia seu treinamento. Quando todos chegam ao planeta, Goku, com dificuldade, consegue derrotar Freeza, somente após se tornar Super Saiyajin e tendo que ver seu melhor amigo, Kuririn, assassinado por Freeza. O vilão passa por quatro transformações físicas, que também aumentam seu ki de forma assustadora, mesmo ele já sendo muito forte em sua forma original. No final ele tem que usar 100% de seu poder para tentar se igualar à Goku, quando este torna-se um Super Saiyajin. Suas principais técnicas são o Death Beam e a Death Ball, onde ele usa apenas a ponta do dedo em ambas, Death Ball foi a técnica que ele usou para destruir o planeta Vegeta e Namekusei em sua saga, e provavelmente muitos outros planetas, também foi a técnica que usou para matar Kuririn. Freeza é derrotado, alguns episódios depois quando tudo parece estar bem ele reaparece, no início da saga dos andróides. Freeza consegue sobreviver à explosão do planeta, com sua habilidade de sobreviver no espaço e lugares sem ar, é encontrado por seu pai, o Rei Cold e então é reconstruído, em uma forma mais robotica, que é conhecida como Meka Freeza. Porém sua aparição é pequena, Trunks retalha ele e seu pai. Mais tarde, em dois filmes, também acontecem as aparições do irmão de Freeza, Koola. Sem dúvidas Freeza é o maior vilão que já vi no mundo dos animes, fiquei pensando se Cell chegaria à seu nível, porém Cell é um andróide, um ser lógico, que tem como objetivo ser perfeito e foi criado para ser o mais forte, por outro lado Freeza é um ser com emoções, porém todas estas emoções são negativas. Freeza é o Darth Vader dos animes. E considero este o principal inimigo de Goku, sendo um inimigo de Goku mesmo antes do nascimento, pois matou o pai do protagonísta, e posteriormente Goku vingaria a morte de seu pai e de todos os saiyajins mortos na destruição do planeta Vegeta.

Este foi o Pop Tops maiores vilões dos animes, um top que pessoalmente gostei muito de fazer, pois o que seriam dos nossos heróis favoritos sem excelentes vilões? Tenho muito pra falar sobre anime aqui ainda, pois a animação japonêsa é uma das coisas que mais gosto e sou um verdadeiro fã. Então fique ligado, espero vocês no próximo post.


Opinião de usuários